Dúvida sobre formato SSB

Para discussões gerais em Português

Dúvida sobre formato SSB

Unread postby arthurfogo7 » Sat Apr 29, 2017 9:21 pm

Eu ando pesquisando varias formas diferente de como fazer karaoke e outras coisas no aegisub e acabei parando num automation do aegisub chamado SSBRenderer, consegui instalar ele com sucesso no aegisub e tem duas opções de importar arquivos do formato SSB e de exportar, porém o problema é que não faço idéia que tipo de arquivo seja esse, não sei se é algo como .lua que exige conhecimento de programação ou se é algo mais sútil que só utilize tags do aegisub. Enfim, queria saber como funciona o SSB, para que funciona e o que é necessário saber para utilizar ele. Aqui tenho um exemplo de algo que não usa nenhum modo que eu conheça porque não tem lógica nas cores elas não são "aleatórias" elas foram praticamente colocadas nas silabas no karaokê que não foi feito usando \k e sim fez "manualmente" o krk todo o percurso da silaba, gostaria de entender como que algo assim é possivel de ser feito. https://www.4shared.com/file/nlHMr5qpei/KRK_Desconhecido.html
arthurfogo7
{\move}
{\move}

Re: Dúvida sobre formato SSB

Unread postby Lucas Uchiha » Mon May 01, 2017 10:17 pm

Olá arthurfogo7, não conhecia a existência do SSBRenderer até ver seu post aqui. Logo baixei o script que você deixou linkado e fui atrás do tal SSB para ter mais informações.
Bom, em primeiro lugar, o script que você deixou linkado não foi feito com o SSB, é um script comum do aegisub. Essa variação nas cores pode ser obtida através da programação em LUA. Tanto é que as tags presentes nas linhas desse script são as tags padrões do Aegisub.
Em segundo lugar, o SBBRenderer não é um "automation do aegisub", é algo bem mais complexo. Ele é um renderizador de linhas de legenda (falando de modo mais simples), ele é capaz de pegar as linhas de texto que você escreve no Aegisub e exibir elas no vídeo com todas as tags que você especificar. O provedor de legendas padrão do Aegisub é o VSFilter, e é o que você provavelmente usa por padrão, também existe a opção de usar o VSFilterMOD que é uma variação do VSFilter, porém com mais tags. No caso do SSBRenderer ele trata as tags de forma diferente do que estamos acostumados, então criar alguma coisa com ele pode levar algum tempo. Segue abaixo um exemplo de linha do SSBRenderer:
Code: Select all
{an=5;fs=80;lw=0;ani=sin(t*_pi),(rxy=90,180;df=x+sin(y/3+t*10)*3,y+sin(x/3+t*12)*3)}Test

Isso dai cria um efeito de distorção nas letras, é parecido com a tag \rnd do VSFilterMOD.
Sobre suas duas últimas perguntas, não, não é necessário saber programação para usar o SSB, mas posso te dizer que te ajudaria muito a entender seu funcionamento. Para usar basta colocar ele no Aegisub e aprender as suas tags.

Qualquer dúvida diga ai, boa sorte e até mais. o/
Lucas Uchiha
{\move}
{\move}

Unread postby arthurfogo7 » Mon May 01, 2017 10:31 pm

Com isso já fico aliviado planejo tentar aprender a utilizar esse SSB, mas por agora gostaria de entender se o script que te mandei se cada linha foi um "efeito" diferente ou se foi outra coisa, porque umas linhas diferem das outras em uma ele simpleste usa a \pos e depois \frx já em outras só o \pos muda bruscamente por exemplo
{\an2\pos(1346.891,81.735)\1c&HE0DDD2&\3c&H15AE73&}n
{\an2\pos(781.664,32.000)\1c&HE0DDD2&\3c&H921E89&}h
um está numa posição e o outro em outra "nem um pouco perto", queria entender se foram utilizados uma linha de comando pra cada ou se é possivel utilizar posições e outras tags completamente diferente para linhas individuais.
arthurfogo7
{\move}
{\move}

Unread postby Lucas Uchiha » Tue May 02, 2017 2:11 am

Isso dai é bem simples, o efeito foi gerado usando o template syl, em conjunto com as variaveis $center e $middle, isso dai gera para cada silaba do seu karaokê uma nova linha independente já na posição correta da "linha" de karaokê.
Imagine essa frase: Ko-no ba-ka! (ignore os traços, são apenas para mostrar a divisão de sílabas).
Usando isso que falei, ao aplicar o efeito você teria 4 linhas geradas:
ko
no
ba
ka!

E as variaveis que disse ali, posicionariam elas no lugar certo na imagem, de modo que você vai ver:
Kono baka!

Coloque o template como template syl e faça o teste ai com essa linha:
!retime("start2syl",0,0)!{\an5\pos($center,$middle)}

o/
Lucas Uchiha
{\move}
{\move}

Unread postby arthurfogo7 » Tue May 02, 2017 7:55 pm

https://www.4shared.com/get/NNAke8d8ca/TESTE.html eu usei o que você me explicou e coloquei mais umas para tentar copiar o efeito que eu te mandei mas ainda assim não consegui resolver o problema das letras separadas, não sou muito bom com \move, e também não sei como fazer uma letra de uma cor e outra de outra como é o efeito
arthurfogo7
{\move}
{\move}

Unread postby Lucas Uchiha » Tue May 02, 2017 10:30 pm

Olá de novo, segue linkado ao post o script com a solução que falei, não é o jeito mais "elegante" mas quebra o galho. XD
Em primeiro lugar, criei uma linha com um vetor, onde estão as cores preto e branco, a primeira linha do script. Abaixo dela tem uma linha com uma função que escrevi para trocar a cor. O funcionamento dela é, de acordo com o número de índice da sílaba que ta sendo gerada, a função retorna branco ou preto. Da pra fazer para mais cores com adaptações, mas fiz com duas só pra exemplificar mesmo. Por fim, na linha que tem o "start2sly", eu chamei essa função e passei como parâmetro a variável $si, que tem o número de índice a sílaba que a função precisa. Com isso da para gerar as cores alternadas. :D
Eu reescrevi as outras linhas do script pra um efeito mais simples apenas de demonstração mesmo, sobre as silabas separadas no script que você mandou, aquilo foi uma mistura de \org, \frz, \move que você usou que causou aquilo.Também fique atento a resolução o script e do vídeo com o qual estiver trabalhando, se forem diferentes aquele problema também acontece.
Bom é isso. o/

Dica: você pode upar os scripts diretamente aqui no fórum, não precisa ir no 4share. Na tela onde escreve sua mensagem, na parte de baixo tem uma opção escrito "Upload attachment". Basta clicar la e upar seu arquivo, e depois clicar em "add file". ;)
mudaCores.ass
Exemplo de mudança de cor entre sílabas.
(15.82 KiB) Downloaded 12 times
Lucas Uchiha
{\move}
{\move}

Unread postby arthurfogo7 » Wed May 03, 2017 6:24 pm

Consegui praticamente imitar o efeito, único problema é que com as alterações que fiz não sei porque o efeito das "cores aleatórias" que tu fez sumiu, agora ficou como um efeito normal, queria entender o que eu fiz que deu errado e se tem como conserta. :P
Attachments
mudaCores Editado.ass
(19.61 KiB) Downloaded 11 times
arthurfogo7
{\move}
{\move}

Unread postby Lucas Uchiha » Wed May 03, 2017 10:49 pm

Na primeira linha, você adicionou uma nova cor, e mudou as outras, ficando assim:
cores = {"c&HE0DDD2&","3c&H15AE73&","c&HFFFFFF&"};

Tem dois problemas ai. O primeiro deles é bem simples, olhe a segunda cor, "3c&H15AE73&", esta com o 3 antes do c, o que indica que ela é uma cor de borda. Acontece que a função que eu escrevi retorna uma cor "genérica", que pode ser usada em qualquer lugar, por isso ao colocar esse 3, a saída lá na linha do start2syl acaba ficando: \13c&H15AE73&, o que não é reconhecido como uma tag válida e é ignorada. Para resolver basta remover esse 3 deixando a linha assim:
cores = {"c&HE0DDD2&","c&H15AE73&","c&HFFFFFF&"};

O segundo problema é que a função foi feita para trabalhar com apenas duas cores, então não importa quantas você coloque ai, não vai aumentar o número de cores. Apenas modificando a função é que vai conseguir retornar mais cores.
Recomendo que leia o manual do Automation do Aegisub e sobre Lua, além de aprender a programar. É a única forma de fazer suas próprias funções e avançar na criação de karaokês.
Lucas Uchiha
{\move}
{\move}

Return to Português